domingo, 20 de julho de 2014

Amigos

Quando penso em meus amigos, me vem a mente a música Canção da América, de Fernando Brant e Milton Nascimento “amigo é coisa pra si guardar, do lado esquerdo do peito...”.
Amigos são pessoas presentes em vários momentos de nossa vida. Há quem diga que os “amigos”, aqueles verdadeiros, podemos contar nos dedos. Talvez seja verdade, porém prefiro pensar que amigos vêm e vão, em vários momentos que vivemos.
Nossos primeiros amigos muitas vezes são conhecidos quando entramos na escola, e, passados os anos, os reencontramos quando alguns colegas resolvem chamar toda a turma para um almoço ou um jantar. Geralmente, nessa comemoração laços de amizade partidos voltam a se unir.
Fazemos amizade com os pais dos amigos dos nossos filhos, que muitas vezes duram enquanto as crianças estão na mesma escola, frequentam o mesmo clube, ou quando os acompanhamos as disputas esportivas como futebol, vôlei ou natação. Quando elas crescem, os interesses mudam, alguns vão estudar em outras cidades e restam apenas lembranças da época vivida.
Amigos que conhecemos no local onde trabalhamos e de quem nos distanciamos, assim que trocamos de emprego  ou somos transferidos para uma filial em local distante.
Amizades que surgem quando começamos a namorar e somos apresentados aos amigos do namorado ou da namorada. Algumas dessas pessoas permanecem presentes depois do casamento, no nascimento dos nossos filhos e posteriormente dos nossos netos. E ainda, quando perdemos um ente querido.
Cada momento da vida nos traz e nos leva amigos, porém, se observarmos com atenção, veremos que nunca estamos sozinhos, tem sempre um amigo por perto rindo conosco, chorando ou emprestando o ombro para conter nossas lágrimas, ouvindo nossas reclamações, compartilhando nosso sucesso ou mesmo nos chamando atenção, quando nos sentimos o centro do universo.
Por tudo isso eu não acredito que temos poucos amigos. Eles vêm e vão, quando a vida nos aproxima ou nos afasta daqueles que por algum motivo estiveram presentes em todos os momentos, sejam bons ou ruins.
O meu carinho a todos os meus amigos, os que estão próximos, os que estão distantes, os que a vida afastou. Que nossa amizade se estenda para outras pessoas, que com certeza precisam ter por perto pessoas como vocês.



2 comentários:

  1. Belo texto, Cristina. Concordo com você quando diz que "cada momento da vida nos traz nos leva amigos". A amizade é uma constante construção. Necessita de reciprocidade, de ´presença, de contato. Há porém aqueles amigos que estão em um plano mais profundo. São aqueles a que você se refere: podem estar distantes, seja por quanto tempo for, mas estarão sempre em nossos corações. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jane, fiquei muito feliz com seu comentário. Beijos.

    ResponderExcluir

Bemvindos ao Sarau

Oi pessoal, é muito bom saber que vocês vieram participar do meu sarau.